Acessibilidade
O sistema inclui tecnologias assistivas para dar suporte a usuários com variadas deficiências ou necessidades especiais, e para interagir com dispositivos assistivos comuns. Um menu de acessibilidade pode ser adicionado à barra de tarefas, dando acesso mais fácil a muitas funcionalidades de acessibilidade.
Deficiências visuais
Cegueira
- Lendo a tela em Braille — Use o leitor de tela Orca com terminais atualizáveis de Braille.
- Lendo a tela em voz alta — Use o leitor de tela Orca para falar a interface com o usuário.
Visão fraca
- Ajustando o contraste — Torne as janelas e os botões na tela mais (ou menos) vívido, para que sejam mais fáceis de ver.
- Alterando o tamanho do texto na tela — Use fontes maiores para tornar o texto mais fácil de ler.
- Ampliando uma área da tela — Amplie sua tela de forma que seja mais fácil ver as coisas.
- Fazendo o cursor de teclado piscar — Faça o ponto de inserção piscar e controle a frequência com que pisca.
Deficiências auditivas
- Piscando a tela para sons de alerta — Habilite alertas visuais para piscar a tela ou janela quando um alerta sonoro é emitido.
Deficiências motoras
Movimento do mouse
- Ajustando a velocidade do mouse e do touchpad — Altere a velocidade de movimento do ponteiro quando você usa o mouse ou o touchpad.
- Clicando e movendo o ponteiro do mouse usando o teclado — Habilite teclas do mouse para controlar o mouse com o teclado numérico.
Clicando e arrastando
- Ajustando a velocidade do clique duplo — Controle quão rapidamente você tem que pressionar o botão do mouse uma segunda vez para efetuar um clique duplo.
- Simulando cliques por flutuação — O recurso de Clique flutuante (Clique de permanência) permite que você clique ao manter o mouse parado.
- Simulando o clique com o botão direito do mouse — Pressione e mantenha o botão esquerdo do mouse para simular um clique com o botão direito.
Uso do teclado
- Ativando as teclas lentas — Tenha um atraso entre uma tecla ser pressionada e a sua letra aparecer na tela.
- Ativando teclas de aderência — Digite os atalhos de teclado uma tecla de cada vez em vez de ter que mantê-las pressionadas todas ao mesmo tempo.
- Ativando teclas de repercussão — Ignore uma mesma tecla pressionada repetidamente rapidamente.
- Gerenciando pressionamentos repetidos de teclas — Faça o teclado não repetir as letras quando você mantém uma tecla pressionada, ou altere o atraso e a velocidade de teclas repetidas.
- Navegação do teclado — Use aplicativos e a área de trabalho sem um mouse.
- Usando um teclado em tela — Use um teclado em tela para digitar um texto clicando nos botões com o mouse ou um touchscreen.